Diário do Salto Alto

 Como recuperar o cabelo após um corte químico

Lá vem o Corte Químico

Eis que estamos cheias de entusiasmo, ousadas e com vontade de mudar, então, começam os tratamentos químicos para ter um cabelo ainda mais bonito. E nessa empolgação toda a única coisa que gente não pensa é que pode acontecer um corte químico.

Acredite, esse é um grande desastre que destrói qualquer visual. Mas a boa notícia é nem tudo está perdido, e você não vai ficar careca. Mesmo que seu cabelo esteja quebrando, ressecado, elástico ou com outros sintomas, dá pra recuperar!

Neste post vamos ensinar como salvar os fios e recuperar sua autoestima  caso seu cabelo tenha sofrido um corte químico. Continue lendo e descubra o que fazer nessa situação de emergência.

O que é o corte químico

O corte químico trata-se da perda de estrutura do fio de cabelo em função da aplicação de produtos químicos. O cabelo perde suas proteínas, sua massa, e acaba ficando muito sensível, com aspecto horrível, não tem como descrever de outro jeito…

Esse problema pode acontecer em função de vários fatores, como:

  • usar química em cabelos fragilizados;
  • alisamentos em excesso;
  • produto forte demais;
  • erro de cálculo no tempo;
  • erros de aplicação;
  • incompatibilidade de químicas.

Várias reações podem acontecer em função do corte químico:

  • o cabelo parece estra desmanchando;
  • apresenta pontas duplas, triplas ou quádruplas;
  • os fios ficam opacos e ásperos;
  • o cabelo pode ficar emborrachado ou um elástico;
  • aparecem pontos brancos;
  • os fios caem em abundância.

Apenas no caso do último sintoma de corte químico é que você DEVE procurar um dermatologista. Isso porque se o couro cabeludo foi afetado, a queda pode ser constante e causar falhas incorrigíveis no cabelo diretamente na raiz, sim buracos sem cabelo, mesmo!

Porém, se apenas a estrutura do fio foi danificada, embora seja um desastre, menos mal, porque é possível recuperar com um pouco de paciência e comprometimento. Agora, mais do que nunca, seu cabelo precisa ser reconstruído.

Como recuperar os fios danificados

JÁ FALEI SOBRE ESSE ASSUNTO AQUI

Embora o estrago seja grande, a recuperação não é complicada, pelo menos em sua execução, porque vai levar tempo para seu cabelo voltar a ser com era. Mas felizmente o processo é simples.

O mesmo tratamento de reconstrução que você usa em seu cronograma capilar será usado aqui, mas, agora é hora de não economizar e comprar uma boa, boa mesmo, máscara de reconstrução. Há quem use apenas queratina líquida, porém o cabelo precisa de mais do que isso, mas ela também ajuda.

No começo faça as reconstruções a cada 10 dias, e depois que seu cabelo melhorar, espace para 20 ou 30. Isso é muito importante, porque a reconstrução em excesso também danifica o cabelo. Então, se ele já estiver melhor, reduza a frequência.

Você também pode cuidar dos fios no salão, fazendo as reconstruções profissionais ali. E a frequência deve ser a mesma ou segundo o cabeleireiro indicar para o seu cabelo. É importante seguir à risca para garantir que os fios recebam as proteínas que perderam com a química.

Cortar é uma boa opção

Para melhorar o aspecto do cabelo e ele aproveitar melhor os nutrientes que está recebendo, opte por cortar a parte danificada. Pode ser triste, mas é uma forma de minimizar os danos psicológicos, porque é melhor ver o cabelo curto, mas saudável, do que sofrer com o aspecto ressecado e arrepiado que ele ficará.

Não se esqueça de que seu cabelo vai precisar de nutrição e de hidratação, mas agora, a medida emergencial é reconstruir. Capriche em sua alimentação também, para dar força aos fios de dentro para fora, assim eles vão ter uma ajudinha extra para se recuperarem.

O corte químico não é o fim da vida, mas um alerta. Por isso, procure analisar o que foi feito de errado e evite que aconteça outra vez. Não se esqueça de dar uma pausa nos tratamentos químicos até que seu cabelo se recupere por completo.

Carol Marquezine, 28 anos.

Publicitária nascida em Piratininga mas morando atualmente em São Paulo.

Nutro uma paixão por falar de moda, relacionamento, saúde, moda, e viajar… ✈

Acompanhe minhas mídias sociais

ENTRE EM CONTATO

Como recuperar o cabelo após um corte químico
Avalie o Diário
diario do salto alto

Faça Parte do Time do Diário

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!

Eba! Agora você já faz parte do nosso TIME! Confirme sua inscrição em seu email.