Diário do Salto Alto

 Plano Paleo ou Dieta Paleolítica: uma opção para emagrecer saudável

Atualmente existem muitas dietas que prometem a perda de peso em pouco tempo. Porém, a grande maioria delas sugere mudanças radicais e até mesmo perigosas na alimentação. Cortar grupos alimentares, calorias, viver de sopa ou sucos.

Essas são algumas medidas que as pessoas adotam para conseguir chegar ao peso ideal. No entanto, o problema enfrentado por elas é o ganho de peso que acontece logo em seguida do término da dieta.

Além disso, ainda há os efeitos colaterais, como fraqueza, desnutrição e falta de disposição, em função da restrição alimentar. Mas, há uma alternativa saudável e que não faz grandes exigências, porém, traz resultados em pouco tempo. Trata-se da dieta paleolítica ou Plano Paleo.

dieta paleolitica plano palio diario do salto alto pessoa comendo errado

O que é a dieta paleolítica?

A forma como nós, seres humanos, nos alimentamos mudou muito ao longo da história. E foram essas mudanças que contribuíram para que as pessoas ficassem cada vez mais obesas e doentes. Comemos mal e errado todos os dias.

A dieta paleolítica consiste em mudar isso, de forma que quem adere a ela consumirá apenas alimentos que estavam presentes na rotina dos nossos antepassados. Ou seja, nos alimentamos como eles se alimentavam.

Considere que na época das cavernas não havia nenhuma lanchonete ou supermercado, muito menos a indústria alimentícia. Os humanos tinham que caçar, pescar ou buscar na natureza o seu alimento. O que não havia ali, não era ingerido.

Ou seja, a grande maioria das comidas que ingerimos hoje não faz parte da nossa dieta primitiva. E sendo assim nosso organismo ainda não se adaptou a isso, e então, ele acumula gordura extra que faz com que ganhemos peso e acabemos doentes.

O Plano Paleo propõe que nosso cardápio seja composto apenas por alimentos que nossos antepassados também poderiam consumir. Pelo menos, eles devem compor a maior parcela da nossa alimentação.

Dessa maneira estaremos garantindo para o corpo os nutrientes que ele precisa, sem excesso e sem intoxicarmos o organismo com substâncias que não fazem bem, como açúcares, carboidratos refinados, corantes, conservantes, entre muitos outros.

Como funciona o Plano Paleo?

É muito simples aderir ao Plano paleo. Porque para montar o seu cardápio basta pensar se na época das cavernas o ser humano poderia adquirir isso para comer. Se a resposta for sim, então é uma opção, se for não, então é melhor não comer.

Naquele tempo a dieta humana era rica em:

dieta paleolitica plano palio diario do salto alto pessoa comendo errado
  • Carnes
  • Ovos
  • Frutas
  • Sementes
  • Hortaliças
  • Nozes e castanhas

Esses grupos alimentares estão totalmente liberados nessa dieta. Sim, totalmente, porque você não precisa se preocupar com porções, quantidade e frequência. Pode comer quando e quanto quiser todos os dias.

Note que os carboidratos que vêm do trigo e cereais não estão inclusos nessa lista. Assim, basicamente trata-se de eliminar essas substâncias da dieta, bem como aquelas que foram sintetizadas pelo homem.

Ainda há a ingestão de carboidratos, mas aqueles bons, vindo de raízes e tubérculos, como a batata doce. E toda energia que o corpo estaria retirando dos carboidratos simples ele vai buscar nas proteínas e demais nutrientes da alimentação, além de consumir as reservas naturais, ou seja, a gordura acumulada.

Por que essa dieta (Plano Paleo) ajuda a emagrecer?

A dieta paleolítica ajuda a emagrecer porque o corpo terá que consumir as gorduras acumuladas para converter em energia. Não ingerimos calorias extras ou substâncias que o corpo não precisa, não sofremos o efeito de inchaço provocado pelos carboidratos do trigo.

Assim, emagrecemos comendo o quanto quisermos, sem precisar controlar o tamanho do prato e em ficar contando calorias. Você vai comer apenas o que lhe faz bem, e como resultado terá mais disposição no dia a dia.

A dieta paleolítica é mais um estilo devido do que uma dieta propriamente dita, isso porque ela não tem um prazo para terminar e trata-se de mudar os hábitos alimentares, como faz um vegetariano ou vegano. Por isso, ela é saudável segura e traz bons resultados para quem deseja emagrecer, ter melhor desempenho nos exercícios físicos e prevenir doenças.

 

VEJA MAIS MANEIRAS DE EMAGRECER AQUI 

Carol Marquezine, 28 anos.

Publicitária nascida em Piratininga mas morando atualmente em São Paulo.

Nutro uma paixão por falar de moda, relacionamento, saúde, moda, e viajar… ✈

Acompanhe minhas mídias sociais

ENTRE EM CONTATO

Plano Paleo ou Dieta Paleolítica: uma opção para emagrecer saudável
Avalie o Diário
diario do salto alto

Faça Parte do Time do Diário

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!

Eba! Agora você já faz parte do nosso TIME! Confirme sua inscrição em seu email.