A CARTA: HO’OPONOPONO

Há dois anos, ouvi falar de um terapeuta, no Havaí, que curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do preso e, em seguida, olhava para dentro de si mesmo a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa. À medida que ele melhorava, o paciente também melhorava.

 

ho'oponopono

A primeira vez que ouvi essa história, pensei tratar-se de alguma lenda urbana. Como podia alguém curar a outro, somente através de curar-se a si mesmo? Como podia, ainda que fosse o mestre de maior poder de autocura, curar a alguém criminalmente insano?  Não tinha nenhum sentido, não era lógico, de modo que descartei essa história.

Entretanto, a escutei novamente, um ano depois. Soube que o terapeuta havia usado um processo de cura havaiano chamado “Ho’oponopono”.

Nunca ouvira falar dele, no entanto, não conseguia tirá-lo de minha mente. Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais. Sempre soubera que total responsabilidade significava que eu sou responsável pelo que penso e faço. O que estiver além está fora de minhas mãos. Acho que a maior parte das pessoas pensa o mesmo sobre a responsabilidade.

Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros.

ho'onoponopo

O terapeuta havaiano que curou essas pessoas mentalmente enfermas me ensinaria uma nova perspectiva avançada sobre o que é a total responsabilidade.  Seu nome é Dr. Ihaleakalá Hew Len.

Passamos, provavelmente, uma hora falando em nossa primeira conversa telefônica.

Pedi que me contasse toda a história de seu trabalho como terapeuta. Ele me explicou que havia trabalhado no Hospital do Estado do Havaí durante quatro anos. O pavilhão onde encerravam os loucos criminais era perigoso. Em regra geral, os psicólogos se demitiam após um mês de trabalho ali. A maior parte do pessoal do hospital ficava doente ou se demitia.

As pessoas que passavam por aquele pavilhão simplesmente caminhavam com as costas contra a parede com medo de serem atacadas pelos pacientes.  Não era um lugar bom para viver, nem para trabalhar, nem para visitar.

O Dr. Len me disse que nunca viu os pacientes. Assinou um acordo para ter uma sala no hospital e revisar os seus prontuários médicos. Enquanto lia os prontuários médicos, ele trabalhava sobre si mesmo. Enquanto ele trabalhava sobre si mesmo, os pacientes começaram a curar-se.

“Depois de poucos meses, os pacientes que estavam acorrentados receberam a permissão para caminharem livremente”, me disse. “Outros, que tinham que ficar fortemente medicados, começaram a ter suas medicações reduzidas. E aqueles, que não tinham jamais qualquer possibilidade de serem liberados, receberam alta”. Eu estava assombrado.

“Não foi somente isso”, continuou, “até o pessoal começou a gostar de ir trabalhar. O absenteísmo e as mudanças de pessoal desapareceram. Terminamos com mais funcionários do que necessitávamos porque os pacientes eram liberados e todo o pessoal vinha trabalhar. Hoje, aquele pavilhão do hospital está fechado.”

Foi neste momento que eu tive que fazer a pergunta de um milhão de dólares:  – “O que foi que o senhor fez a si mesmo para ocasionar tal mudança nessas pessoas?” . “Eu simplesmente estava curando aquela parte em mim que os havia criado”, disse ele.

Não entendi. O Dr. Len me explicou, então, que entendia que a total responsabilidade por nossa vida implica em tudo o que está na nossa vida, pelo simples fato de estar em nossa vida e ser, por esta razão, de nossa responsabilidade. Num sentido literal, o mundo todo é criação nossa.

Uau! Mas isso é duro de engolir. Ser responsável pelo o que digo e faço é uma coisa. Ser responsável pelo que diz e faz outra pessoa que está na minha vida é muito diferente.

Apesar disso, a verdade é essa: se você assume completa responsabilidade por sua vida, então tudo o que você olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta de qualquer forma é a sua responsabilidade, porque está em sua vida. Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que você a cure. Tudo isto não existe, digamos, exceto como projeções que saem do seu interior.  O problema não está neles, está em você, e, para mudá-lo, você é quem tem que mudar.

Sei que isto é difícil de entender, muito menos de aceitar ou de realmente vivenciar. Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil que assumir a total responsabilidade, mas enquanto conversava com o Dr. Len, comecei a compreender essa cura dele, e que o Ho’oponopono significa amar a si mesmo. Se você deseja melhorar sua vida, você deve curar sua vida. Se você deseja curar alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo.

Perguntei ao Dr. Len como ele curava a si mesmo. O que era, exatamente, que ele fazia, quando olhava os prontuários daqueles pacientes?

  • “Eu, simplesmente, permanecia dizendo ‘Eu sinto muito’ e ‘Te amo’, uma vez após outra” explicou-me.
  • “Só isso?”
  • “Só isso! Acontece que amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e, à medida que você melhora a si mesmo, melhora o seu mundo”.

Seria necessário um livro inteiro para explicar essa técnica avançada com a profundidade que ela merece. “Basta, apenas, dizer que, quando você queira ou deseje melhorar qualquer coisa na sua vida, existe somente um lugar onde procurar: dentro de você mesmo. E, quando olhar, faça-o com amor”. 

 

Sinto Muito. Me Perdoe. Eu te amo. Sou grato.

carol-marquezine-perfil
Carol Marquezine, 28 anos.

Publicitária nascida em Piratininga mas morando atualmente em São Paulo.

Nutro uma paixão por falar de moda, relacionamento, saúde, moda, e viajar… ✈

Acompanhe minhas mídias sociais

O Que é Emagrecimento Saudável | O Diário te Explica

É Verdade que não existe mais SEGREDO para o Emagrecimento Saudável, CERTO? Mas Existem Dicas e Macetes que podem tranquilamente ser repassados. Rescentemente conheci o dono deste INSTAGRAM, o Pedro.  Ele iniciou uma luta contra a balança este mês, e você pode...
Últimas postagens

Quais Cores que Combinam Com Sua Pele? | Quartas de Beleza do Diário

COM TABELA DE CORES AO FINAL Para descobrir como adaptar seu guarda-roupa, maquiagem e cabelo ao seu tipo de coloração e valorizar seus traços, escolha inicialmente um lugar com claridade natural e, em frente a um espelho, vista um avental branco ou cinza-claro....
Últimas postagens

✝ Salmo 91 | Entenda a Prece e seu PODER ✝ Diário do Salto Alto

Este Salmo é um dos mais destacados capítulos da Bíblia. Muitos o conhecem de cor. Mas precisa ser interpretado do ponto de vista espiritual, para se atingir seu verdadeiro significado. Encare-o como uma das mais belas e envolventes preces da Bíblia. Pessoas em todo o...
Últimas postagens

Por que os homens traem? | O Diário Explica

Por que os Homens Traem? Falta de Romance Supõe-se que estar casado é também estar apaixonado e ser romântico. Infelizmente, muitas mulheres são vítimas da "Falácia do Príncipe Encantado", acreditando que seus maridos devam ser os únicos românticos da relação e elas...
Últimas postagens

Hidratação Caseira de Cabelo – Efeito Rápido de Reconstrução | Quartas de Beleza Diário

Hidratação Caseira Antes de fazer uma Hidratação Caseira preste atenção nas seguintes condições - pode ser que você precise de outro tratamento. Para saber o que o seu cabelo realmente precisa, o ideal é fazer um rápido teste de porosidade. Para isso, você vai...
Últimas postagens

Ho’oponopono É a Oração Que Salva

A CARTA: HO’OPONOPONO Há dois anos, ouvi falar de um terapeuta, no Havaí, que curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do preso e, em seguida, olhava para dentro de si mesmo a fim de ver como...
Últimas postagens

O Homem de Cada Signo | Diário te conta T-U-D-O

♈ Áries (21/3 – 20/4) – O homem de cada signo – O ariano, por exemplo, é um cara interessante, paquerador e muito agradável. Mas também é impulsivo, nunca pensa antes de agir e se entrega completamente quando está apaixonado. É daqueles que demora, mas quando se...
Últimas postagens

Cronograma Capilar | Quartas de Beleza do Diário

O que é o Cronograma Capilar? O cronograma capilar nada mais é do que uma agendada de diversos tratamentos capilares, que, juntos, irão tratar seus fios com muita atenção – cada produto realizando a sua tarefa e atendendo a cada dano dos fios. Vale lembrar que o...
Últimas postagens

Maquiagem Para Trabalho

Maquiagem Para Trabalho tem LIMITE? Ok, vamos por partes. A Maquiagem para trabalho é usada no dia-a-dia das mulheres e ela requer todo um tratamento antes de ser colocada. Você deve higienizar sua pele, lava-la bem com água e um sabão para a sua pele, tonifica-la,...
Últimas postagens

Lei da atração funciona para quem acreditar de verdade

A Lei da Atração Funciona? Muitas pessoas se perguntam se a Lei da Atração Funciona, e eu te digo que sim! Mas você precisa querer ela com todo o coração, esquecer o "e se" que for negativo ❝Ninguém Além de você está no controle da sua FELICIDADE❞ A Primeira coisa a...
Últimas postagens

ENTRE EM CONTATO

diario do salto alto

Faça Parte do Time do Diário

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!

Eba! Agora você já faz parte do nosso TIME! Confirme sua inscrição em seu email.