A CARTA: HO’OPONOPONO

Há dois anos, ouvi falar de um terapeuta, no Havaí, que curou um pavilhão inteiro de pacientes criminais insanos sem sequer ver nenhum deles. O psicólogo estudava a ficha do preso e, em seguida, olhava para dentro de si mesmo a fim de ver como ele havia criado a enfermidade dessa pessoa. À medida que ele melhorava, o paciente também melhorava.

 

ho'oponopono

A primeira vez que ouvi essa história, pensei tratar-se de alguma lenda urbana. Como podia alguém curar a outro, somente através de curar-se a si mesmo? Como podia, ainda que fosse o mestre de maior poder de autocura, curar a alguém criminalmente insano?  Não tinha nenhum sentido, não era lógico, de modo que descartei essa história.

Entretanto, a escutei novamente, um ano depois. Soube que o terapeuta havia usado um processo de cura havaiano chamado “Ho’oponopono”.

Nunca ouvira falar dele, no entanto, não conseguia tirá-lo de minha mente. Se a história era realmente verdadeira, eu tinha que saber mais. Sempre soubera que total responsabilidade significava que eu sou responsável pelo que penso e faço. O que estiver além está fora de minhas mãos. Acho que a maior parte das pessoas pensa o mesmo sobre a responsabilidade.

Somos responsáveis pelo que fazemos e não pelo que fazem os outros.

ho'onoponopo

O terapeuta havaiano que curou essas pessoas mentalmente enfermas me ensinaria uma nova perspectiva avançada sobre o que é a total responsabilidade.  Seu nome é Dr. Ihaleakalá Hew Len.

Passamos, provavelmente, uma hora falando em nossa primeira conversa telefônica.

Pedi que me contasse toda a história de seu trabalho como terapeuta. Ele me explicou que havia trabalhado no Hospital do Estado do Havaí durante quatro anos. O pavilhão onde encerravam os loucos criminais era perigoso. Em regra geral, os psicólogos se demitiam após um mês de trabalho ali. A maior parte do pessoal do hospital ficava doente ou se demitia.

As pessoas que passavam por aquele pavilhão simplesmente caminhavam com as costas contra a parede com medo de serem atacadas pelos pacientes.  Não era um lugar bom para viver, nem para trabalhar, nem para visitar.

O Dr. Len me disse que nunca viu os pacientes. Assinou um acordo para ter uma sala no hospital e revisar os seus prontuários médicos. Enquanto lia os prontuários médicos, ele trabalhava sobre si mesmo. Enquanto ele trabalhava sobre si mesmo, os pacientes começaram a curar-se.

“Depois de poucos meses, os pacientes que estavam acorrentados receberam a permissão para caminharem livremente”, me disse. “Outros, que tinham que ficar fortemente medicados, começaram a ter suas medicações reduzidas. E aqueles, que não tinham jamais qualquer possibilidade de serem liberados, receberam alta”. Eu estava assombrado.

“Não foi somente isso”, continuou, “até o pessoal começou a gostar de ir trabalhar. O absenteísmo e as mudanças de pessoal desapareceram. Terminamos com mais funcionários do que necessitávamos porque os pacientes eram liberados e todo o pessoal vinha trabalhar. Hoje, aquele pavilhão do hospital está fechado.”

Foi neste momento que eu tive que fazer a pergunta de um milhão de dólares:  – “O que foi que o senhor fez a si mesmo para ocasionar tal mudança nessas pessoas?” . “Eu simplesmente estava curando aquela parte em mim que os havia criado”, disse ele.

Não entendi. O Dr. Len me explicou, então, que entendia que a total responsabilidade por nossa vida implica em tudo o que está na nossa vida, pelo simples fato de estar em nossa vida e ser, por esta razão, de nossa responsabilidade. Num sentido literal, o mundo todo é criação nossa.

Uau! Mas isso é duro de engolir. Ser responsável pelo o que digo e faço é uma coisa. Ser responsável pelo que diz e faz outra pessoa que está na minha vida é muito diferente.

Apesar disso, a verdade é essa: se você assume completa responsabilidade por sua vida, então tudo o que você olha, escuta, saboreia, toca ou experimenta de qualquer forma é a sua responsabilidade, porque está em sua vida. Isto significa que a atividade terrorista, o presidente, a economia ou qualquer coisa que você experimenta e não gosta, está ali para que você a cure. Tudo isto não existe, digamos, exceto como projeções que saem do seu interior.  O problema não está neles, está em você, e, para mudá-lo, você é quem tem que mudar.

Sei que isto é difícil de entender, muito menos de aceitar ou de realmente vivenciar. Colocar a culpa em outra pessoa é muito mais fácil que assumir a total responsabilidade, mas enquanto conversava com o Dr. Len, comecei a compreender essa cura dele, e que o Ho’oponopono significa amar a si mesmo. Se você deseja melhorar sua vida, você deve curar sua vida. Se você deseja curar alguém, mesmo um criminoso mentalmente doente, você o faz curando a si mesmo.

Perguntei ao Dr. Len como ele curava a si mesmo. O que era, exatamente, que ele fazia, quando olhava os prontuários daqueles pacientes?

  • “Eu, simplesmente, permanecia dizendo ‘Eu sinto muito’ e ‘Te amo’, uma vez após outra” explicou-me.
  • “Só isso?”
  • “Só isso! Acontece que amar a si mesmo é a melhor forma de melhorar a si mesmo e, à medida que você melhora a si mesmo, melhora o seu mundo”.

Seria necessário um livro inteiro para explicar essa técnica avançada com a profundidade que ela merece. “Basta, apenas, dizer que, quando você queira ou deseje melhorar qualquer coisa na sua vida, existe somente um lugar onde procurar: dentro de você mesmo. E, quando olhar, faça-o com amor”. 

 

Sinto Muito. Me Perdoe. Eu te amo. Sou grato.

carol-marquezine-perfil
Carol Marquezine, 28 anos.

Publicitária nascida em Piratininga mas morando atualmente em São Paulo.

Nutro uma paixão por falar de moda, relacionamento, saúde, moda, e viajar… ✈

Acompanhe minhas mídias sociais

Dicas de sapato feminino para trabalhar

O sapato feminino é uma peça muito importante de todo look, e por isso, precisa ser bem escolhido para completar o visual com sucesso. E quando se trata de sapato para trabalhar, é preciso escolher ainda com mais cuidado, isso para garantir também o conforto que os...
Últimas postagens

Como enrolar o cabelo com meia?

As festas acontecem o ano todo. São casamentos, aniversários, baladas, Natal, Reveillon, formaturas, e para cada um desses eventos é preciso elaborar um penteado para arrasar, certo? Mas nem sempre dá tempo de ir até o salão para fazer isso, então, nessas horas as...
Últimas postagens

Corte de Cabelo Chanel é nova Tendência

As celebridades estão sempre lançando novas tendências e modas que acabam conquistando os meros mortais, que se espelham nesses looks maravilhosos para também terem glamour em sua produção. E para o corte de cabelo agora estamos vendo uma nova tendência entre as...
Últimas postagens

Você sabe qual é o signo mais infiel? Será que é o seu?

As características e o jeito de ser das pessoas muito têm a ver com o signo do zodíaco sob o qual cada uma delas nasce. Assim, ser extrovertido, discreto, passional, intenso, aventureiro, entre outros mais, é comum entre as pessoas do mesmo signo. E no amor isso não é...
Últimas postagens

Não se apegue tanto aos resultados. O Universo, às vezes, quer surpreender você

Mesmo sendo seres completos, nós nos sentimos, em muitos momentos, pela metade. Falta-nos  realizar alguns propósitos, alcançar objetivos ou estamos desejando que aconteça algo, sem que esperemos. No fundo a gente sempre espera, inclusive, o inesperado. Quantas coisas...
Últimas postagens

Vestido de Noiva Aliexpress | Seu casamento mais barato!

Vestido de Noiva Aliexpress? Você nunca pensou em comprar vestidos de noiva no alixpress? Além de muitas outras coisas, como por exemplo decoração para casa, roupas do dia-a-dia. O Aliexpress é um mundo a parte. Hoje vou trazer algumas dicas para você que quer se...
Últimas postagens

Cristal Para Atrair o Amor

Cristal preciso reúne as energias do mundo e podem invocar outras energias para estarem em harmonia com a Terra. Elas podem ser úteis em todas as áreas de nossas vidas, mas, neste artigo, focaremos nos cristais que podem nos ajudar a atrair amor. Quer reconquistar um...
Últimas postagens

Como comprar maquiagem na China! | Quartas de Beleza Diário

Comprar na China? Maquiagem? Não é de hoje que a China vem ganhando espaço no mundo! Comprar na China pode ser muito vantajoso, principalmente neste momento de crise que o Brasil vive! É o que as blogueiras chamam de Make da Crise, geralmente é feito com produtos...
Últimas postagens

Não Coloque limite nos seus sonhos, Coloque Fé

Fé Entregue-se de corpo e alma ao que você deseja: Deus e o universo darão um empurrãozinho. Nenhum obstáculo será grande o suficiente quando a sua vontade de vencê-lo ou  contorná-lo for maior. Quando queremos algo de verdade, do fundo dos nossos corações e...
Últimas postagens

Significado dos Sonhos | Os Mais Sonhados do Diário

Para que serve o Significado dos Sonhos? Procurar entender o significado dos sonhos nos ajuda a conhecermos-nos melhor. E quando nos conhecemos melhor, temos a oportunidade de viver uma vida mais tranquila. Não é a toa que um dos livros mais importantes e conhecidos...
Últimas postagens

ENTRE EM CONTATO

Ho’oponopono É a Oração Que Salva
Avalie o Diário
diario do salto alto

Faça Parte do Time do Diário

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!

Eba! Agora você já faz parte do nosso TIME! Confirme sua inscrição em seu email.