Uma nova cor para os cabelos é usam excelente opção para mudar o visual, e renovar a aparências. Mas o sonho pode se tornar um grande pesadelo se a pintura for feita do jeito errado. E é por isso que hoje vamos lhe dar algumas dicas para pintar o cabelo.
Veja só o que pode e o que não pode ser feito para que os fios fiquem hidratados, bonitos com a cor exata que você pretende e sem manchas. Essas dicas valem para a casa e para o salão, ok? Então, anote aí!

- Não escolha a cor pela foto da caixa
A cor da caixa é apenas um tom aproximado daquilo que você vai alcançar, e para ter certeza, o ideal é observar o número da cor, mas ao certo mesmo apenas pitando. Por isso, você pode antes de fazer todo o cabelo tingir apenas uma mecha para ver o resultado em você.
- Faça o teste de alergia
Nunca ignore o teste de alergia sugerido pelo fabricante. A maioria das tintas caseiras possui amônia, e é essa substância que pode causar alergias, então, sempre teste atrás da orelha antes de se aventurar.
- Proteja a pele contra manchas
Lembre-se de que as tintas para cabelo podem manchar a pele, então, use silicone ou gel para proteger as partes que podem ter contato com ela para evitar que fiquem escurecidas.
- Lave e hidrate os cabelos
Para pintar os seus cabelos sem ressecá-los faça um boa higienização deles e aplique uma máscara hidratante, para que a tinta não os agrida. Se ela vier com um kit de hidratação, use-o, se não, use sua máscara de sempre.

- Não tente clarear os cabelos com tinta
Se você quer fios mais claros não adianta comprar uma tinta mais clara e usar, porque ela não fará efeito. A tinta pegará somente na raiz do cabelo, mas o restante continuará escuro. O clareamento é outra técnica, e o mais indicado é fazer no salão para evitar agredir os fios.
- Tome cuidado com os tons escuros
Sempre que for utilizar uma nova cor, procure basear-se no tom das suas sobrancelhas para não errar. Evite as cores que são mais escuras para ter um resultado natural. Elas também ajudam a conferir qual tom combina com sua pele, nesse caso pode basear-se na cor da caixa como seu guia.
- Evita henna nos cabelos
Embora promova uma boa cobertura e cores intensas a henna pode ser difícil de retirar quando é utilizada com frequência. Ela penetra no eixo do fio e cada vez mais ele responde a tons escuros, mas não possibilita clarear. Prefira usar uma tinta semipermanente para que depois possa trocar a cor com facilidade.
E não se esqueça:
- Sempre tenha certeza da cor que utilizará para não ficar decepcionada.
- Nunca clareie o cabelo em casa mais do que dois tons.
- Sempre conte para o colorista tudo o que você já fez em seus cabelos.
- Se errar em casa, corra para o salão, porque tentar concertar pode piorar.
Seguindo essas dicas para pintar o cabelo você pode evitar resultados desastrosos, e não precisará agredir os fios tentando corrigir problemas. Além disso, terá uma bela cor com cabelos saudáveis e macios.