Diário do Salto Alto

DICAS para Cortar o Cabelo SOZINHA

“Cortei minha franja em casa e ficou um desastre!” “Tenho cabelo cacheado e cortei em casa, ficou horrível!” Quem de nós não ouviu isso, e até mesmo passou por isso? Quando não sabemos como cortar cabelo sozinha, realmente algumas “tragédias capilares” podem acontecer, sim! Mas com atenção, paciência e alguns cuidados, você aprende como cortar seu próprio cabelo sem precisar sair de casa correndo pedindo socorro para o primeiro cabeleireiro. Vamos lá?

Como cortar cabelo sozinha

Cortar o cabelo é algo possível de ser feito pelas suas próprias mãos. Você deve estar se perguntando “mas como cortar cabelo sozinha sem causar nenhum desastre?”, e a resposta é: basta ter atenção e paciência, e seu cabelo agradecerá.

Como cortar o cabelo em casa

Para cortar o cabelo em casa não há grandes segredos ou dificuldades. Você precisa ter um local com boa iluminação, de preferência com bastante luz natural ou então com uma lâmpada bem clara. Pode ser seu quarto, sua sala, o banheiro, a área de serviço, o quintal… onde for melhor para você. É preciso também comprar uma boa tesoura de cortar cabelo (não, tesourinha de cortar papel e tesoura para cortar tecido NÃO servem!!! Evite utilizar qualquer tesoura que não seja a própria para corte de cabelo.), prendedores de plástico (em forma de “bico de pato”, de clips, ou como você preferir), pente de dentes finos, e um espelho de tamanho médio ou grande. Se puder, compre também uma capa plástica para que aqueles cabelinhos cortados não grudem na sua pele ou na roupa.

Como cortar cabelo em camadas

Para cortar cabelo em camadas, siga estes passos: faça um rabo de cavalo bem penteado e esticado, com todo o cabelo na parte frontal da cabeça, acima da testa, ou seja, em vez de colocar o rabo de cavalo para trás como costumamos fazer, faça o rabo em cima da testa. Com uma tesoura própria para corte de cabelo, apare as pontas de uma só vez, na quantidade desejada, em um corte reto. Depois solte os cabelos. Cortando assim, eles ficarão em camadas.

Como cortar cabelo repicado

Para quem prefere os fios repicados, veja como cortar cabelo sozinha passo a passo: jogue todo o cabelo para frente e penteie muito bem. Quando ele estiver bem esticado, corte em linha reta. Quanto mais você cortar, mais repicado o seu cabelo ficará, e não se assuste se o seu cabelo for comprido demais e parecer que vai ficar curtinho. Na realidade, você está apenas tirando as camadas de cima do cabelo. Para evitar erros, corte longe da mecha da nuca dela para não diminuir muito o seu comprimento.

Siga os passos e corte o cabelo sozinha sem medo!

Como cortar o cabelo em V

Como cortar cabelo sozinha em V em casa também é possível, assim como os cortes acima são. Parta o cabelo ao meio, em duas partes exatamente iguais. Penteie muito bem uma das partes, segure firmemente a parte penteada e corte-a reto no tamanho que você quiser. Repita a operação com a outra mecha. Quando soltar, seu cabelo estará em V. Para saber mais leia nosso artigo sobre cortes de cabelo em V.

Como cortar cabelo curto

Como fazer um corte de cabelo curto em casa? Será que dá certo? Dá sim! Cortar cabelo curto sozinha é possível, seguindo esses passos básicos: use dois espelhos de forma a conseguir visualizar a parte da frente e a parte de trás do seu cabelo. Escove muito bem o seu cabelo, meça mais ou menos o tamanho que você quer deixar os fios, junte os cabelos no topo da cabeça, no centro. Torça o cabelo bastante e depois passe a tesoura na mecha torcida. Não comece muito curto para não se arrepender, é melhor ir encurtando aos poucos do que cortar demais.

Como cortar cabelo cacheado

Cortar cabelo cacheado sozinha também não é uma missão impossível. Apesar de ser um cabelo um pouco mais difícil, os cachinhos também podem ser cortados e moldados em casa, sem medo.

Com o cabelo molhado, penteie todo para frente e amarre com um elástico, perto da testa. Estique bastante, pois o cabelo cacheado não fica reto tão facilmente quanto o liso. Escolha o comprimento em que deseja cortar, e bem na linha em que você vai cortar, coloque outro elástico, preso bem firme. Com a tesoura na diagonal (quase vertical, ou seja, quase em pé) vá cortando aos poucos até ficar reto. Lembre-se que os cabelos cacheados encolhem quando secam, então calcule o tamanho levando isso em consideração em como cortar cabelo sozinha.

Carol Marquezine, 28 anos.

Publicitária nascida em Piratininga mas morando atualmente em São Paulo.

Nutro uma paixão por falar de moda, relacionamento, saúde, moda, e viajar… ✈

Acompanhe minhas mídias sociais

ENTRE EM CONTATO

DICAS para Cortar o Cabelo SOZINHA
Avalie o Diário
diario do salto alto

Faça Parte do Time do Diário

Inscreva-se e receba conteúdo exclusivo!

Eba! Agora você já faz parte do nosso TIME! Confirme sua inscrição em seu email.